
Além de estarem no interior do veículo de prova, os examinadores contam com o chamado comando duplo, um sistema de pedais de freio e embreagem instalado no assento do passageiro, que permite a frenagem numa emergência, como é o caso de um acidente. Com o recurso e a experiência, os avaliadores podem prever um problema e evitar colisões.
“Esperamos que, a partir dessa mudança, conseguiremos reduzir bastante os acidentes. Com o comando duplo, os examinadores têm a chance de evitar o pior. Somente na manhã de hoje (anteontem), por exemplo, eu presenciei dois casos em que os examinadores usaram o comando duplo e evitaram a colisão. A verdade é que ainda não temos uma excelência na formação dos condutores, mas o nervosismo dos candidatos é o que mais influência nos acidentes”, avaliou o presidente do Detran–PE, Charles Ribeiro.
Por enquanto, apenas 12 dos 15 veículos destinados aos exames práticos estão sendo usados com a presença dos examinadores. Os outros três veículos já possuem o comando duplo, mas ainda estão sem o CSV (Certificado de Segurança Veicular), dado pelo Inmetro e necessário aos carros que passaram por alterações – no caso, a instalação do freio e da embreagem extra.
Durante anos o Detran–PE obedeceu à Resolução 168 do Contran, mas em 2013 o equipamento foi retirado dos carros ao ser descoberto pela polícia um esquema entre avaliadores e donos de autoescolas, segundo denúncia do Sindicato dos Servidores do Detran–PE.
Para evitar novos escândalos, Charles Ribeiro explica que os veículos atuais já possuem câmeras que monitoram todo e qualquer movimento do candidato no interior do carro. Ou seja, no caso de uma atitude suspeita, ela tem como ser verificada. Mas uma nova frota será adquirida no início do próximo ano, com carros totalmente novos e com mais tecnologia. Para isso, uma licitação está sendo lançada pelo Detran para a escolha de uma nova empresa.
“Fizemos uma concorrência emergencial para a adaptação do comando duplo nos veículos que já utilizamos. Mas o contrato está vencendo e vamos fazer uma nova licitação, com mais exigências. Os veículos terão ar-condicionado, direção hidráulica e já virão com o comando duplo. Será um pregão presencial e acredito que em 90 dias, no máximo, estarão sendo utilizados no pátio”, estima Charles Ribeiro. A mudança agradou a todos. Examinadores ressaltaram, em primeiro lugar, o cumprimento da lei. Em seguida, a segurança. “O duplo comando dá segurança. Fomos treinados para usá-lo e, no momento de pânico, sermos a solução”, elogia Heliópolis Amorim, examinador desde 2008.
Jc Online
Quinta, 08 de outubro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
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