ENTREVISTA PARTE 1: Secretária Maria do Carmo desmente vereador e afirma que médico não deixou posto de saúde do centro por falta de pagamento e que Ouricuri terá o desfalque de mais quatro médicos em setembro
Em entrevista ao Programa Tribuna do Povo na rádio Cultura FM de Ouricuri na última quinta-feira (27), a Secretária de Saúde de Ouricuri, a senhora Maria do Carmo, declarou que, o médico que recentemente deixou o Posto de Saúde José Pimentel no Centro de Ouricuri, não deixou o posto por falta de pagamento e sim porque foi fazer residência. Segundo a secretária, o médico João fazia parte do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (PROVAB).
A secretária afirmou ainda que o médico João deixou o PSF José Pimentel no mês de abril, quando Dr. Luciano também do Provab assumiu o posto deixado por João, Luciano ficou em Ouricuri até maio, que também deixou o cargo para fazer residência. Em seguida, após alguns dias sem médicos no PSF do centro de Ouricuri, Dr. Osmir começou a atender os pacientes no período da tarde nos meses de maio e junho, logo após, uma médica cubana assumiu o cargo que adoeceu em seguida e pegou férias e licença, deixando o PSF sem médico. Maria do Carmo declarou que PSF está sem médico desde o mês de julho, mas garantiu que o atendimento no PSF do centro voltará no próximo dia 03 de setembro.
A secretária Maria do Carmo desmentiu o vereador Lela, dizendo que o médico João não deixou o posto de saúde por falta de pagamento, afirmando que o motivo da saída do médico teria sido o mesmo ter optado por fazer residência. Também foi confirmado pela secretária Maria do Carmo que o Povoado de Santa Rita, zona rural de Ouricuri está sem médico, como também o bairro Santa Maria.
Maria do Carmo também afirmou que além desses três postos que não tem médico atualmente em Ouricuri, mais quatro médicos irão deixar de atender nos PSFs do município no mês de setembro, o que desfalcará ainda mais a saúde do município de Ouricuri.
Sobre a falta de médico no povoado de Santa Rita, a secretaria afirmou que está sem médico no povoado e que vai permanecer sem médico até encontrar médico para contratar.
Quando questionado se a secretária achava justo um médico sair de férias e deixar a população desassistida, Maria do Carmo disse que acho justo sim, justificando que a prefeitura não tem recursos para pagar médicos substitutos e no mesmo momento declarou que a prefeitura oferece 10 mil reais para médicos, dizendo que o difícil é encontrar o profissional.
As informações são do Blog do Cariri Filho
Segunda, 31 de agosto de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …