Nesta quinta-feira (20), aconteceu na Câmara de Vereadores de Ouricuri, Casa Rodrigo Castor no Sertão do Araripe, reunião fechada que durou cerca de 6h, tendo início as 10:00h e término às 16:ooh, para tratar dos erros no Projeto inicial oriundo do Poder Executivo que cria vagas no Quadro de Pessoal da Prefeitura enviado ao legislativo para análise e votação semana passada. Participaram da reunião o executivo, vereadores e Sindsep com objetivo de se chegar a um senso comum em que principalmente a sociedade saísse ganhando no que tange a ampliação de vagas, no entanto, segundo as palavras de Dhone Monteiro, que é Secretário de Comunicação do Sindsep; Didi, presidenta do sindicato e Iran Severo, vereador, que participaram da reunião, em entrevista ao Programa Tribuna do Povo deste dia (21), com início às 07:00h da manhã, disseram que não houve êxito no sentido de criar as vagas exigidas pela população, como por exemplo: guarda municipal, cargo bastante solicitado pela sociedade ouricuriense onde houve até abaixo assinado solicitando o mesmo.
Veja o que disse o Secretário do Sindsep Dhone Monteiro:
“Há mais de dez anos que o Sindsep vem lutando por este Concurso Público, praticamente a única voz que falava nesse concurso era a nossa, então as pessoas acreditavam que esse concurso seria feito da maneira correta e é nisso que a gente está trabalhando, para que as coisas aconteçam. Então quando o projeto do prefeito Cesar chegou à câmara e nós tivemos acesso essa semana, observamos diversos erros no projeto e aí começamos a trabalhar, pois havia uma expectativa de votar o projeto na terça-feira (17). Na segunda, um dia antes da possível votação do projeto, conversando com o presidente da câmara Gildejânio, apontado os erros, mandando inclusive estes problemas para a prefeitura, provocou essa reunião de ontem. O avanço nesta reunião foi que o governo municipal reconheceu os erros que constam no projeto que cria Cargos do Quadro de Pessoal da Prefeitura, hoje pela manhã o procurador da prefeitura Agripino Junior deve retirar o projeto que está cheio de erros e se comprometeu na próxima segunda-feira (24), apresentar um novo projeto da forma correta, como foi combinado na reunião de ontem, com alterações de modo a garantir que este projeto inicial saia o melhor possível da Câmara. O presidente Gildejânio disse que chegando esse projeto na segunda-feira será colocado em votação na quarta-feira dia (26), se aprovado abre espaço para contratação da empresa e futuramente as inscrições e o concurso de uma maneira correta”. Disse Dhone Monteiro.
Questionado sobre a criação de vagas, Dhone respondeu que infelizmente, na reunião não houve avanço quanto a isso, apesar de terem se esforçado tanto o Sindsep como vereadores da oposição em ampliar o quadro de vagas, mas os argumentos do poder executivo em determinados cargos eram plausíveis e em outros não. A novidade é que aumentou a quantidade de vagas de professores do ensino infantil que eram apenas 10 e passaram a 20 vagas. Os erros que constavam em relação a coordenador pedagógico e psicopedagogo já estavam previsto no Plano Municipal de Educação, então esses cargos serão criados da forma que foram aprovados no Plano Municipal de Educação através de processo seletivo simplificado entre os professores efetivos já existentes.
Também presente no Programa Tribuna do Povo, o vereador Iran Severo foi questionado sobre a criação de vagas para guarda municipal, uma vez que a câmara recebeu de um comunitário (Ricardo Peixoto), um abaixo assinado contendo mais de 1500 assinaturas solicitando o cargo de Guarda Municipal. Ele disse que infelizmente, na reunião de ontem não tiveram nenhum sucesso nas reivindicações da oposição através de ofício encaminhado à prefeitura municipal que seriam 10 cargos de assistente social, uma vez que no município não existe assistente social efetivo, um que tinha pediu exoneração do cargo. Segundo o procurador essa vaga irá ser apresentada no edital. Sabemos que há muitos contratos de assistente social, mas o argumento do executivo é que esse cargo de assistentes sociais é baseado em programa como Cerest, Creas e segundo eles esses programas podem ser extintos. Solicitamos ainda 5 vagas para psicopedagoga que serão criadas da forma que foram aprovados no Plano Municipal de Educação através de processo seletivo simplificado entre os professores efetivos já existentes; 3 vagas de cargos de procuradores municipais que foi descartado totalmente; 5 cargo psicólogo que talvez aconteça e 30 vagas de guardas municipais. Quanto as vagas para Guarda Municipal o procurador argumentou que ouviu o Detran e o Órgão orientou que fosse colocado Agente de Trânsito (Agente de Trânsito é aquele que aplica multas), esse cargo vai gerar números para o Detran, "infelizmente o executivo deu prioridade ao Detran ao invés de dar ao povo que através de abaixo assinado e reivindicações de outras pessoas gostariam que fosse criado as vagas de Guarda Municipal". Disse Iran Severo.
Da redação do blog Ouricuri Em Foco
Domingo, 23 de agosto de 2015 - Postado por Elismar Rodrigues


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …