Concurso seleciona condutores da tocha olímpica em todo o Brasil - Expresso Notícia Brasil

ÚLTIMAS Notícias

Anúncio superior

Publique o anúncio principal

17 agosto 2015

Concurso seleciona condutores da tocha olímpica em todo o Brasil


Já imaginou fazer parte de um evento esportivo que surgiu lá do outro lado do oceano, em 776 antes de Cristo? O pernambucano Jobson Junior não é atleta e nem tinha pensado na possibilidade até ter sua história descoberta pela Coca-Cola, uma das patrocinadoras dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Criado em um ambiente permeado pela criminalidade em uma comunidade carioca, o jovem de 20 anos viu na arte uma oportunidade de transformar sua vida. Aos 7 anos, aprendeu a dançar e tocar instrumentos sozinho. Agora, além de ser cantor, ator e responder pelo nome artístico de Junior Fair, é um dos condutores da Tocha Olímpica Rio 2016. “Fui aprovado para o teste da campanha da Coca como ator, mas eles souberam da minha história e me convidaram. Nunca tinha pensado em carregar a tocha. É uma sensação muito especial, estou superanimado”, comemora.


Junior faz parte do grupo de 2,4 mil brasileiros que serão selecionados pela empresa para conduzir o ícone das Olimpíadas. A jornada da tocha começa no dia 21 de abril do próximo ano, quando será acesa em Olímpia, na Grécia, e passará por mais de 300 cidades brasileiras, incluindo todas as capitais estaduais, durante quase 100 dias. Em Pernambuco, a tocha passará por Recife, Caruaru e Petrolina. 

Qualquer pessoa com mais de 12 anos, residente no Brasil, pode participar do processo de seleção de condutores. Até o dia 15 de outubro, a marca estará recebendo, por meio de inscrição no site, fotos, vídeos ou textos que contem histórias de como o movimento ou a atividade física fazem diferença na vida do candidato ou de pessoas próximas a ele.

Histórias como a de Gabriel Rocha, de 13 anos, que se supera a cada dia com a ajuda do pai, Rodrigo Rocha. O jovem nasceu com paralisia cerebral, mas o problema de saúde não impediu o envolvimento com o esporte. Desde 2013, pai e filho participam de corridas e maratonas de rua, sendo Gabriel conduzido em um triciclo adaptado. A dupla já tem no currículo duas meias maratonas e uma maratona. Agora, terá também uma participação no revezamento da tocha olímpica. “Fizemos a maratona e fomos muito questionados se aguentaríamos, mas foram 42 quilômetros que empurrei ele e ele me levou. Fazer isso não é só uma oportunidade para mim, mas para todos os pais verem que é possível. Ficamos muito felizes em ter nossa história escolhida, e Gabriel está animado para participar”, conta, emocionado, Rodrigo.

Atitudes como as de Rodrigo e Gabriel são admiradas e incentivadas pelo ex-jogador de vôlei Nalbert, campeão olímpico em 2004, em Atenas, e mais um condutor da tocha pelo Brasil. “Independentemente de um jovem praticar um esporte, se tornando um profissional ou não, ele vai ter os valores esportivos sempre por perto para se tornar um campeão na vida. Acho que o caminho é esse e não tem oportunidade melhor do que as Olimpíadas pra gente consolidar isso no País”, ressalta. Além de ser campeão olímpico, Nalbert foi selecionado por rodar o Brasil com palestras e projetos voltados à educação e aos esportes. “Fora das quadras, o momento de conduzir a tocha é uma maneira de ganhar uma medalha de ouro também. A sensação é de levar uma medalha para casa”, diz.

Sensação essa que já é conhecida pela professora Lara de Castro, primeira brasileira da história a carregar a tocha, em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona. Na época com 20 anos e estudante do curso de educação física, a carioca participou de um concurso semelhante ao atual, no qual o autor da melhor redação sobre os ideais olímpicos ganhava o passaporte para carregar a tocha na Espanha. “Na época, mandei o trabalho sem acreditar. Foi uma emoção maravilhosa, que a gente carrega para o resto da vida e, agora, estou muito feliz por poder repetir isso aqui no meu país. É fantástico, depois de 24 anos, poder relembrar esse momento”, ressalta.

Fonte: JC


Segunda, 17 de agosto de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mateus 7

1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …

Translator

Postagens mais visitadas

Post Anúncio inferior

Páginas