Pela 1ª vez, corrupção é vista como maior problema do país, diz Datafolha - Expresso Notícia Brasil

ÚLTIMAS Notícias

Anúncio superior

Publique o anúncio principal

29 novembro 2015

Pela 1ª vez, corrupção é vista como maior problema do país, diz Datafolha


No ranking de problemas do país conforme a opinião dos brasileiros, a corrupção é, pela primeira vez, a campeã isolada.

Segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 em todo o país, 34% dos eleitores colocam a corrupção como o principal problema do Brasil na atualidade. Na sequência aparece saúde, com 16%; desemprego, com 10%, educação e violência, ambos os temas com 8%. Economia é assunto citado por 5%.


2
1
10
20
30
40
53
1998
2000
2002
2004
2006
2008
2010
2012
2014
Corrupção
Saúde
Desemprego
Educação
Violência
4
15
33
8
2

Fonte: Datafolha. Data da pesquisa: 25 e 26.nov.15. Entrevistados: 3.541 em 185 municípios. Margem de erro: 2p.p.. Soma pode não dar 100% devido a arredondamentos
A pesquisa foi feita em meio à Operação Lava Jato, que começou apurando a atuação de doleiros em 2014, agigantou-se com a descoberta de um esquema de corrupção na Petrobras envolvendo funcionários da estatal, grandes empreiteiras e políticos, e depois estendeu-se para o setor elétrico.

Entre os investigados estão petistas de proa, como o ex-deputado José Dirceu e o ex-tesoureiro da sigla João Vaccari Neto (ambos presos); os presidentes da Câmara e do Senado, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e Renan Calheiros (PMDB-AL); e diversos outros congressistas, como os senadores Edison Lobão (PMDB-MA), Fernando Collor (PTB-AL), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Romero Jucá (PMDB-RR).

A pesquisa foi feita logo após a prisão do pecuarista José Carlos Bumlai, conhecido pela amizade com o ex-presidente Lula. E simultaneamente à prisão do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) e do banqueiro André Esteves, dono do BTG Pactual, ambos suspeitos de sabotar a Lava Jato oferecendo vantagens ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró, que assinou acordo de delação premiada.

O Datafolha investiga a principal preocupação dos brasileiros desde 1996, ainda durante o primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso na Presidência.

Durante todo o período tucano (até 2002), o tema líder no ranking de principais problemas foi o desemprego, com o recorde de 53% no fim de 1999. Em algumas rodadas, fome/miséria apareceu em segundo lugar na lista de preocupações, assunto citado por apenas 1% atualmente.

Desemprego continuou reinando no ranking até o fim do primeiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006.

O segundo mandato de Lula começou com um substancial aumento da preocupação com violência/segurança, assunto líder em todas as pesquisas de 2007. De 2008 até junho deste ano foi o período dominado pela saúde.

Sob Lula e FHC, corrupção nunca foi apontado como o principal problema do país por mais de 9% do eleitorado.

O tema começou a ganhar força em junho de 2013, primeiro mandato da presidente Dilma Rousseff, mês de enormes protestos de rua pelo país com pautas variadas, da tarifa do transporte à violência policial. Naquele momento, a corrupção foi citada como maior problema por 11%, recorde na série histórica do Datafolha até então.

Nas três pesquisas anteriores de 2015, ficou sempre acima de 20%. O Datafolha ouviu 3.541 pessoas. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

Fonte: (http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/11/1712475-pela-1-vez-corrupcao-e-vista-como-maior-problema-do-pais.shtml?cmpid=newsfolha)



Domingo, 29 de novembro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues




Gostou do conteúdo? Compartilhe.

2 comentários:

  1. O governo rouba do povo o tempo todo. A cada aumento de preço de combustível, de energia elétrica, de criação de imposto, de aumento de imposto, nossa renda é reduzida, achatada, humilhada. Uma luta desonesta. Eles aumentam quando querem. Nós não temos qualquer arma pra nos defender. A população não reage a isto. Aceita todo esse assalto, esse escarnio, sem dizer qualquer palavra. Reage, no máximo, com um sussurro, um gesto de cabeça. Não se dá conta que está ficando cada vez mas pobre. Quantos aumentos dos preços dos combustíveis houve este ano? ..... Em janeiro a gasolina custava R$2,40 em Recife. Hoje custa quase R$4,00. E O MOTIVO DE TUDO ISSO É........A MANIPULAÇÃO FEITA PELA TV E DOS PARTIDOS A ELA LIGADOS. HOJE O POVO SÓ RECLAMA DA CORRUPÇÃO. SÓ TEMOS ESTE PROBLEMA? Derrubar a Presidente atende, e muito, aos interesses dos citados acima. E o povo só fala nisso, como se o empobrecimento da nação fosse normal. Devemos sair as ruas, protestar contra o abuso dos impostos, dos aumentos de preços intermináves e ininterruptos. DEVEMOS ACORDAR PRA DEFENDER O QUE É NOSSO NA QUESTÃO MAIS ÍNTIMA, O NOSSO SALÁRIO, NOSSA RENDA. CHEGA DE AUMENTOS DE PREÇOS! ELES SÓ ME DIZEM QUE OS GRANDES NÃO PODEM ENFRENTAR CRISE MAS, NÃO PODEM TER PREJUÍSOS MAS, A POPULAÇÃO PODE. JUSTAMENTE NÓS QUE SOMOS O BRASIL

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente o povo só se envolve em protestos que estão na moda. Que já veem de outra parte, como se fosse uma onda. A maioria vai só pra postar em redes sociais a foto histórica. EU ESTAVA NO PROTESTO CONTRA O AUMENTO DAS PASSAGENS, EU FIZ PARTE DO PROTESTO DO FORA DILMA...... E aí? As passagens aumentaram, o Aécio está esperando a Dilma sair. E nós? E a agressão governamental de todos os dias? Não tem ninguém interessado em ir às ruas pela diminuição dos impostos? Pra reduzir os preços? A verdade é que estamos todos domados, domesticados. E vai ser assim até a eternidade aqui no Brasil.

    ResponderExcluir

Mateus 7

1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …

Translator

Postagens mais visitadas

Post Anúncio inferior

Páginas