A atriz Yoná Magalhães morreu, na manhã desta terça-feira (20), aos 80 anos, no Rio. A artista estava internada, desde o dia 18 de setembro, na Casa de Saúde São José, na Gávea, zona sul da cidade, devido a problemas cardiológicos.
A unidade hospitalar ainda não confirmou a causa da morte.
Carioca do bairro Lins de Vasconcelos, a atriz começou a carreira no rádio, em 1954. Aos 19 anos, começou a trabalhar na extinta TV Tupi.
Integrou o primeiro elenco formado pela TV Globo. Contratada em 1965, estreou na novela "Eu Compro Esta Mulher" (1966). Na emissora, participou de mais de 40 programas, entre novelas, seriados e minisséries.
Esteve em "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Silva, onde interpretou Matilde, dona da boate da fictícia cidade de Asa Branca. A participação resultou em convite para a revista "Playboy".
A atriz, que era uma das beldades de sua geração, desafiou críticos ao posar nua para a capa da "Playboy" aos 51 anos.
Nos últimos anos, ela participou das novelas "Negócio da China" (2008), de Miguel Falabella, e "Cama de Gato" (2009), de Thelma Guedes e Duca Rachid.
Em 2013, interpretou a socialite Glória Pais na novela "Sangue Bom".
Embora sua participação no cinema tenha sido muito mais tímida do que na televisão, ela fez parte do filme "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (1964), de Glauber Rocha, um dos marcos do cinema novo. No longa, no qual contracena com Othon Bastos, ela interpreta Rosa, sertaneja de vida sofrida em decorrência da seca.
CRONOLOGIA
A carreira da atriz Yoná Magalhães
1954 Começa a carreira na rádio e, no mesmo ano, vai para a TV Tupi
1964 É dirigida por Sérgio Cardoso na peça "Vestido de Noiva", de Nelson Rodrigues; cria sua própria companhia, com a qual encena "O Pecado Imortal" e "Os Inimigos Não Mandavam Flores", de Pedro Bloch; atua no clássico "Deus e o Diabo na Terra do Sol"
1966 É convidada por Walter Clark para participar da novela "Eu Compro Essa Mulher", de Glória Magadan
1972 Integra a novela "Uma Rosa com Amor", ao lado de Marília Pêra e Paulo Goulart
1976 Faz parte do elenco de "Saramandaia", de Dias Gomes
1985 Interpreta Marilde na novela "Roque Santeiro", de Dias Gomes e Aguinaldo Silva; no mesmo ano, é convidada a posar para a revista "Playboy"
1989 Dá vida à Tieta na novela de mesmo nome
2001 Participa das novelas "A Padroeira", de Walcyr Carrasco, e "As Filhas da Mãe", de Silvio de Abreu, Alcides Nogueira e Bosco Brasil
2008 Atua em "Negócio da China", novela de Miguel Falabella
Fonte: Folha
Uol
Terça, 20 de outubro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …