Em passagem por Ouricuri no último sábado (11), vice-governador Raul Henry (PMDB) foi questionado pelo blog Ouricuri Em Foco em relação ao curso de medicina privado onde 22 cidades de oito estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste foram pré-selecionadas para receber novos cursos de medicina em instituições particulares por meio do programa Mais Médicos.
Se observados os requisitos para municípios beneficiados pelo projeto, tiveram que atender a uma série de características, como a existência de pelo menos cinco leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) por aluno, de equipes de atenção básica que comportem três alunos, a presença de leitos de emergência ou pronto-socorro e hospitais de ensino com mais de 100 leitos.
Ouricuri é a única cidade do Araripe que atende, se não todos, a maioria dos requisitos do edital e não foi contemplada.
Tem como agir e corrigir essa falha dos governantes, municipal, estadual ou federal e trazer para Ouricuri esse curso de medicina, uma vez que é o município do Araripe que atende a maioria dos critérios?
Raul Henry disse ser obrigação de lutar para que se confirme as informações que estão colocadas no edital. Sabe da dificuldade de médicos que tem na região como no nordeste inteiro. Afirmou que o Brasil tem uma concentração muito grande de médicos nas regiões mais ricas desse país, em cidades como Porto Alegre, São Paulo, Curitiba é muito maior do que no nordeste, então é sim uma política boa e tem que ser executado esse processo de descentralização da oferta de curso de medicina para que pessoas de determinadas regiões façam o curso e permaneçam na região para não acontecer o que acontece com um tal SISU, onde você pode fazer o vestibular para qualquer faculdade de medicina estando onde estiver nesse país. Como a concorrência para faculdade de medicina em São Paulo é muito grande, o pessoal de São Paulo está fazendo vestibular para as Faculdades aqui do Nordeste, então vem pra essa região, aluga um apartamento, faz o curso aqui durante seis anos e retornam pra sua cidade de origem ocupando as vagas de medicina que são oferecidas aqui no Nordeste, disse o vice-governador. Concluiu com afirmação de luta pela faculdade, que vai se inteirar do assunto para que o Estado de Pernambuco, Governo de Pernambuco, a Bancada Federal de Pernambuco possam esforçar para que se confirme a vinda dessa Faculdade de Medicina aqui para Ouricuri e o Araripe.
Da redação do blog Ouricuri Em Foco
Quinta, 16 de julho de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues – www.ouricuriemfoco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …