Após um período de adequações e reuniões internas, foi convocada a primeira reunião com todas as instituições participantes, que aconteceu na quarta-feira (15), à tarde, no auditório da FUNASA, em Garanhuns. A GERES foi representada pelo Coordenador em Vigilância em Saúde, Reginaldo Santos.
As Assessorias Técnicas da Coordenação de Dengue da Secretaria Estadual de Saúde, Daniela Anastácia e Suzi de Souza, apresentaram dados estatísticos que mostram a proliferação da dengue por todo o estado, sendo mais problemático que Chikungunya e Zika, que têm chamado a atenção da mídia. "O Comitê surge justamente para que a sociedade civil possa se organizar e combater a dengue, que tem crescido em todo o país, inclusive com óbitos", afirma Daniela Anastácia.
A região da V GERES tem tido números melhores que o restante do estado, mas isto não significa que esteja controlada. "Fazemos um levantamento bimestral que mostra um crescimento em muitos municípios, e o comitê vai buscar levantar que ações poderão combater com mais eficácia a proliferação do mosquito. Para isto é fundamental a participação de todos, pois cada instituição pode também contribuir com sugestões e ações neste sentido", explica Dra. Catarina Tenório, gestora regional de saúde.
No mesmo dia 15, quarta-feira, pela manhã, a Secretaria de Saúde ministrou uma capacitação para representantes da Vigilância em Saúde das Secretarias de Saúde dos 21 municípios da regional.
V GERES - Gerência Regional de Saúde
Sábado, 18 de julho de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues – www.ouricuriemfoco.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …