
A água da chuva armazenada nas cisternas tem ajudado cerca de 66% dos municípios pernambucanos a conviver com a seca, mas é preciso ficar atento aos cuidados que se deve ter com esse tipo de reservatório. A má utilização das cisternas pode contaminar a água e provocar doenças. Nesta época do ano, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde visita propriedades de 122 dos 184 municípios de Pernambuco para orientar a população rural sobre como limpar e conservar o equipamento.
Um dos cuidados que se deve ter antes de começar a armazenar água da chuva é com a limpeza do telhado. Uma tubulação deve estar desconectada da cisterna para captar a água suja das calhas, que pode ser usada para outros fins, como no banheiro. A agente de saúde Bárbara Carneiro aponta que não se deve deixar a cisterna aberta, pois previne a contaminação por sujeira ou animais. Além disso, deve-se evitar que a água armazenada entre em contato com a luz solar, pois facilita a criação de algas que podem ter substâncias tóxicas.
Ao garantir o bom funcionamento das cisternas, os moradores que sofrem com a estiagem podem utilizar a água armazenada para realizar atividades profissionais e domésticas com segurança. PENOTÍCIAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …