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27 novembro 2015

Mesmo com a crise, Black Friday quer bater recorde de vendas

No Recife, as lojas e os shoppings abriram mais cedo e irão prolongar o horário de atendimento

Expectativa de crescimento é menor do que a do ano passado. Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas

Lojas de shopping centers, o comércio de rua e o mercado on-line prometem descontos significativos na compra de variados produtos durante as 24 horas desta sexta-feira, na quinta edição brasileira da Black Friday, um dos maiores eventos do comércio eletrônico adotado pelo varejo tradicional. No Recife, as lojas e os shoppings abriram mais cedo e irão prolongar o horário de atendimento. Os centros de compra funcionarão entre 7h e 23h desta sexta.
 
Para a capital pernambuca, a projeção é que o total de compras chegue a R$19,3 milhões, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2014. A estimativa foi elaborada pelo Busca Descontos em parceria com a ClearSale, empresa especializada em soluções antifraude. 

Na Black Friday do ano passado, a capital pernambucana movimentou a cifra de R$ 17,2 milhões. Os produtos mais desejados pelos consumidores de Recife neste ano pertencem às categorias de eletrônicos (17,24%); informática (12,93%) e eletrodomésticos (11,64%).

O consumidor, no entanto, deve ficar atento aos gastos desnecessários em um cenário de instabilidade econômica e às armadilhas na rede mundial de computadores. Os lojistas e organizadores prometem descontos de até 80%, mas os órgãos de defesa do consumidor dão algumas dicas importantes para evitar compras por impulso. O coordenador do Procon da Assembleia de Minas Gerais (Procon-MG), Marcelo Barbosa, chama atenção para que o consumidor não se impressione com as ofertas anunciadas, desconhecendo a realidade do país, que envolve inflação e juros elevados, desemprego e queda da renda. Sem esse cuidado, ele correrá os riscos do endividamento desmedido. Outro alerta é para as possibilidades de fraude, que já ocorreram em edições anteriores.

De acordo com o Procon Assembleia, houve denúncias de que lojistas elevaram os preços às vésperas da Black Friday para, no dia da promoção, voltarem a praticar as tabelas normais, fazendo o consumidor acreditar que faria um bom negócio durante a campanha. Ocorreram, também, casos de sites que não mudam os preços, mas anunciam grandes descontos. Por essas e outras trapaças, muita gente passou a chamar o evento, no caso do varejo on-line brasileiro, de “Black Fraude”.

Se a opção for pela compra parcelada, ela deve ser feita sem comprometer o orçamento nem gerar um quadro de inadimplência. O perigo é entrar na empolgação das ofertas, que podem nem ser reais, e só perceber o gasto sem precaucão, quando chega a fatura do cartão de crédito. Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor – Proteste, destaca que o consumidor precisa monitorar os preços do produto desejado, durante pelo menos uma semana antes da Black Friday.

O advogado Dori Boucault, especialista em direitos do consumidor, disse que, no caso do comprador se sentir enganado, a orientação é procurar o Procon. "É preciso fazer as compras com planejamento, fazer uma pesquisa com antecedência, levantando as ofertas na internet, nos folders, nos jornais, na televisão”, afirmou.

Outra orientação é evitar a compra por impulso. “Primeiro tem que verificar o que realmente precisa comprar. Há uma diferença entre necessitar e querer. E, também, fazer uma conta do seu orçamento doméstico. Quanto tem dinheiro para gastar, para comprar o que precisa".

Se, por acaso, o produto comprado via internet tiver algum defeito, o consumidor tem direito à troca. Segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem prazo de sete dias para devolver o produto e receber o dinheiro de volta.

“Para fazer um bom negócio, com a certeza de que o preço anunciado no dia 27 valerá a pena, o consumidor tem que comparar o preço ofertado no dia da promoção àquele cobrado anteriormente pelas lojas. É recomendável, ainda, comparar as ofertas de sites de vários fornecedores do mesmo produto para confrontá-las”, afirma. O conhecimento prévio das características, modelos e funções da mercadoria desejada é essencial.

O jornalista Renato Simão nunca fez compras na Black Friday brasileira, mas pretende estrear este ano, em busca de uma smartv e um aparelho celular. “Já sei as marcas e os modelos dos produtos. Estou acompanhando o valor no mercado há seis meses e só vou comprar se os descontos realmente compensarem”, conta. A propensão dele a fazer a dívida está associada a descontos na casa de R$ 400.

A crise provocou uma freada na expectativa de vendas para comércio online na Black Friday deste ano. A megaliquidação que ocorre na última sexta-feira de novembro e imita o evento tradicional nos Estados Unidos deve ter uma expansão de faturamento de 12%, segundo projeções da ClearSale, empresa especializada em detectar fraudes em transações eletrônicas. É uma taxa de crescimento muito inferior à registrada nos últimos anos, especialmente em 2014, quando o avanço foi de 95%. A expectativa é que o faturamento do comércio online atinja R$ 978 milhões em um único dia, em comparação a R$ 871 milhões na mesma data do ano passado.

Para aumentar os lucros, os organizadores da Black Friday 2015 informaram que vão lançar neste ano o Cyber Monday Brasil, uma data posterior à conhecida sexta-feira de descontos com o objetivo de ser a "última promoção do ano". "Ainda é um evento pequeno, esperamos que seja um começo", afirmou o diretor de operações da BlackFriday.com.br, Juliano Motta. Segundo ele, a data já é praticada pelas empresas de comércio eletrônico nos EUA na segunda-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças.
Do Diário de Pernambuco




Sexta-feira, 27 de novembro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues




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