Candidato que tentava tirar a primeira habilitação pela oitava vez sofreu acidente na descida da rampa durante a prova
Pela segunda vez em menos de um mês um candidato sofre um acidente ao fazer o teste prático na rampa do Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE), na Zona Oeste do Recife. Na tarde da última terça-feira, um rapaz tentou descer a rampa e perdeu o controle do veículo. Na descida desgovernada, ele derrubou os cones e bateu na lateral do equipamento. Ninguém se feriu.O fato em si já seria suficiente para ele ser reprovado no teste, mas o Detran resolveu investigar a autoescola responsável pela instrução do candidato, já que essa foi a sua oitava reprovação consecutiva na prova prática.
De acordo com o órgão, um processo administrativo foi aberto pela Comissão Processante para avaliar os procedimentos do Centro de Formação de Condutores Progresso, localizado na Avenida Presidente Kennedy, em Olinda. A unidade será notificada e o sindicato que representa as autoescolas também será informado da notificação. O Diario procurou o CFC Progresso, mas o telefone celular da unidade estava desligado e ninguém atendeu ao telefone fixo.
No último dia 29, uma candidata que tentava tirar sua primeira habilitação também se acidentou na rampa do Detran. Ela perdeu o controle do carro ao descer o equipamento e acabou colidindo na parede de uma sala de atendimento ao público, que ficou danificada. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.O presidente do Detran-PE, Charles Ribeiro, informou que o órgão está intensificando a fiscalização quanto à efetiva prestação de serviço das aulas práticas e teóricas das autoescolas. “No final do mês passado, instituímos uma comissão permanente para avaliar queixas que chegam por meio da ouvidoria, por exemplo”, destacou.
Em junho deste ano, a juíza Mariza Silva Borges, da 3ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça de Pernambuco determinou a suspensão por um dia, em todo o estado, dos exames práticos de direção, porque os carros do órgão não seguem uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A resolução n° 168/2004 do Contran prevê que os veículos tenham freios duplos e que o examinador siga com o candidato dentro do carro na hora do teste.
Esse sistema permite que o instrutor pare o veículo caso o candidato perca o controle da direção, para evitar um acidente.Segundo o presidente do Detran, o órgão também está se adaptando à resolução e que, por enquanto, os examinadores ficam fora dos carros. “Estamos licitando serviços que incluem duplo comando para adaptar os automóveis de teste à resolução”.
Do Diário de Pernambuco
Quinta, 20 de agosto de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …