Indicação de Fachin é aprovada pelo Senado para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal - Expresso Notícia Brasil

ÚLTIMAS Notícias

Anúncio superior

Publique o anúncio principal

20 maio 2015

Indicação de Fachin é aprovada pelo Senado para vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal

Sala de comissões do Senado Federal durante reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).  Comissão analisa indicação de Luiz Edson Fachin para exercer o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) na vaga decorrente da aposentadoria do ministro Joaquim Benedito Barbosa Gomes.  Em pronunciamento, advogado Luiz Edson Fachin.  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Foto do momento em que o advogado Luiz Edson Fachin era sabatinado. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Em votação secreta, os senadores decidiram  por 52 votos a favor e 27 contrários pela aprovação do nome do jurista Luiz Fachin, nesta terça-feira à noite.  Para chegar ao STF, o advogado precisava de 41 votos favoráveis.

O advogado foi indicado para ocupar a vaga do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que saiu em maio de 2014, após 11 anos como ministro da Corte.Na sabatina organizada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, no dia 13 de maio, o advogado Luiz Edson Fachin foi aprovado por 20 votos favoráveis e sete contrários. A sabatina durou 11 horas. Na ocasião, ele tentou se descolar das polêmicas ligadas a seu nome e do suposto vínculo com o PT.


A imparcialidade do jurista vinha sendo questionada pela oposição desde que foi exposto um vídeo no qual ele pedia votos para presidente Dilma, em 2010.

Fachin foi o oitavo nome indicado por presidentes petistas para o STF. Em abril, a Câmara passou a discutir o fim da exclusividade do Planalto na indicação de ministros para a Corte. Dilma indicou cinco ministros para o STF em sua gestão. Em seus oito anos de gestão, Lula indicou oito ministros. Fernando Henrique Cardoso, três.

Do NE10

Quarta, 20 de maio de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mateus 7

1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …

Translator

Postagens mais visitadas

Post Anúncio inferior

Páginas