Resultado da votação de 38 vetos presidenciais será divulgado nesta quarta - Expresso Notícia Brasil

ÚLTIMAS Notícias

Anúncio superior

Publique o anúncio principal

26 novembro 2014

Resultado da votação de 38 vetos presidenciais será divulgado nesta quarta


Ao longo da sessão, deputados de oposição reclamaram de desrespeito ao regimento. Segundo o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a sessão foi marcada por um ''festival de tratoragem''

O principal ponto de discordância entre situação e oposição foi a decisão do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que todos os 38 vetos seriam apreciados em uma única cédula. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)
O principal ponto de discordância entre situação e oposição foi a decisão do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que todos os 38 vetos seriam apreciados em uma única cédula. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil (Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil)

O principal ponto de discordância entre situação e oposição foi a decisão do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que todos os 38 vetos seriam apreciados em uma única cédula. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil
Sob forte pressão do governo, o Congresso Nacional se reuniu ontem e concluiu a votação dos 38 vetos da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT), durante sessão tumultuada. A apuração dos votos, feitos em cédulas de papel, prosseguiu madrugada adentro. Ao todo, 322 deputados e 43 senadores participaram da votação. Se todos os votos forem considerados válidos, a sessão do Congresso convocada para o começo da tarde de hoje poderá apreciar o projeto do Executivo que altera o cálculo da meta de superávit primário.

Ao longo da sessão, deputados de oposição reclamaram de desrespeito ao regimento. Segundo o líder do DEM, deputado Mendonça Filho (PE), a sessão foi marcada por um “festival de tratoragem”. Entre os vetos analisados, os mais polêmicos dizem respeito a dois projetos que regulamentam a criação de municípios. O texto havia sido aprovado pela Câmara em junho de 2013, mas a presidente Dilma Rousseff o vetou integralmente.

Divergência

O principal ponto de discordância entre situação e oposição foi a decisão do presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), de que todos os 38 vetos seriam apreciados em uma única cédula. “A gente não pode considerar aceitável que num regime democrático o direito da minoria de discutir as matérias, de discutir vetos separadamente, que inclusive está na Constituição Federal e que foi reafirmado numa decisão recente do Supremo, seja anulado”, disse Mendonça Filho. As duas primeiras horas da sessão foram consumidas em debates sobre como deveria ocorrer a votação. 
Do Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mateus 7

1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …

Translator

Postagens mais visitadas

Post Anúncio inferior

Páginas