
A adutora do Agreste, que irá beneficiar mais de dois milhões de pessoas em 68 municípios pernambucanos, teve o prazo de conclusão novamente adiado. A previsão anterior era de que as obras ficassem prontas em junho deste ano, mas agora a obra só ficará pronta em março de 2016.
Segundo o superintendente das obras da adutora, Judas Tadeu, houve uma dificuldade no fluxo de liberação dos recursos de caixa por parte do Governo Federal. Foram quase 6 meses aguardando liberação da verba e isso retardou a conclusão da obra que tem 90% dos recursos do Governo Federal e 10% uma contrapartida do Estado.
A Adutora do Agreste é o maior empreendimento hídrico da história da Compesa. As obras foram iniciadas em junho de 2013 e contam também com a construção de uma Estação de Tratamento e uma Casa de Bomba para ajudar a aumentar o fluxo da água nos canos.
A previsão era de conclusão em junho de 2015. Atualmente a adutora do agreste está sendo executado em 04 lotes, o Lote 01 que vai de Arcoverde a Caruaru, o Lote 2 de Pesqueira até Buique, o Lote 03 que vai de Buíque a Iati e o Lote 04 que vai atender ao polo têxtil de Pernambuco, indo de Caruaru até Santa Cruz do Capibaribe.
A obra faz parte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco. Pelos canos de ferro devem passar a água do rio beneficiando cerca de 2 milhões de pessoas somente nesse trecho. Somente no trecho do Agreste que compreende cerca de 400 km a obra está orçada em 1 bilhão e 300 milhões de reais.
Quando estiver concluída, segundo os responsáveis pela obra, a adutora deverá beneficiar 68 municípios e 80 distritos do agreste e sertão de Pernambuco. A pretensão dos engenheiros, responsáveis pelo projeto, é de que o sistema distribua 4 mil litros de água por segundo, mudando a paisagem de regiões castigadas com a escassez da chuva. PENOTÍCIAS

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Mateus 7
1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …