Literatura e arte envolvem ruas e praças de Granito - Expresso Notícia Brasil

ÚLTIMAS Notícias

Anúncio superior

Publique o anúncio principal

20 maio 2015

Literatura e arte envolvem ruas e praças de Granito

jornada literaria araripe
O silêncio e a calmaria das ruas da pequena cidade de Granito (PE) foram quebrados em alto e bom som por recitais de poesia nas escolas, intervenções teatrais em praça pública e palhaços a arrancar gargalhadas por onde passavam. Poesia, teatro, dança, literatura. É a Jornada Literária Chapada do Araripe que chegou à cidade na manhã dessa terça (19) e deixou saudades em todos aqueles que participaram das ações realizadas ao longo de todo o dia.

A escola de referência Governador Miguel Arraes recebeu logo cedo, o projeto “Um escritor na minha escola”, que contou com participação ativa da comunidade escolar, durante a apresentação do poeta David Henrique. Era perceptível o olhar atento de Rafaela Oliveira, estudante do terceiro ano do ensino médio, e apaixonada por poesia. “Foi inspirador ver um poeta recitando seus versos pra gente. Eu gosto de escrever poesia, só não costumo recitar em público”, disse a estudante, que, logo em seguida, deixou a timidez de lado e declamou para todos alguns versos autorais.


Os professores da instituição não ficaram de fora, alguns deles, também admiradores da arte poética, declamaram suas produções para o público. O professor Everaldo Lima fez parte desse grupo, recitando dois dos seus poemas: Liberdade e Tempo. “Sou amante da poesia. Espero que essas atividades não parem por aqui. É preciso continuar. Levar a literatura para a escola dessa forma, com a presença do escritor, é muito importante, pois permite uma aproximação maior entre os estudantes e os gêneros literários”, enfatizou Everaldo.

À tarde, a praça da matriz Nossa Senhora do Bom Conselho, foi palco para o “Pé de livro”, com apresentações teatrais das companhias Cia 2 em Cena, do Recife, e o seu espetáculo Sob o Sol e Sob Lua tem Palhaço na Rua, e  Trup Errante, de Petrolina, com a apresentação poético-teatral Palavras Andantes. “Fiquei encantada com tudo isso. Ri muito com os palhaços, e achei interessante a encenação com recital de poesia. É uma novidade por aqui”, afirmou a dona de casa, Maria de Lourdes, 42, que aproveitou para folhear algumas obras penduradas nas árvores da praça.

A programação da Jornada em Granito não parou por aí. Ás 19h00 teve início o Récita com David Henrique (Belo Jardim) e Luna Vitrolira (Recife). Em seguida, às 20h, o show de improviso tomou conta da quadra da Escola Prof. Helena Lopes, na Mesa de Glosa com Allan Salles (Crato-CE), Dayane Rocha (Tabira), Dudu Morais (Tabira), Genildo Santana (Tabira) e Zé Alberto (Itapetim).

Do blog do Cariri Filho

Quarta, 20 de maio de 2015 - Postado por Elismar Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mateus 7

1-Não julgueis, para que não sejais julgados. 2-Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida que usardes para medir a outros, igualmente medirão a vós. …

Translator

Postagens mais visitadas

Post Anúncio inferior

Páginas